Ômicron: 1º de dezembro, foi confirmado o terceiro caso de paciente contaminado com a nova variante da SARS-CoV-2, Ômicron no Brasil. Um...
Ômicron: 1º de dezembro, foi confirmado o terceiro caso de paciente contaminado com a nova variante da SARS-CoV-2, Ômicron no Brasil.
Um homem de 29 anos vindo da Etiópia desembarcou em Guarulhos, sem sintomas, mas fez o teste que deu positivo para covid-19 no último sábado.
A cepa Ômicron foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como preocupante e vem preocupando agências sanitárias de todo o mundo por conta do alto grau de mutações apresentadas — 50 ao todo.
O homem havia sido vacinado com as duas doses do imunizante da Pfizer.
A amostra deste terceiro caso foi sequenciada geneticamente pelo Instituto Adolfo Lutz.
Além dele, outros dois pacientes, um homem de 41 anos e uma mulher de 37, provenientes da África do Sul, tiveram a confirmação da presença da variante Ômicron.
A verificação foi feita pelo Adolfo Lutz na tarde de ontem, após sequenciamento genético feito pelo laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein.
O casal havia sido vacinado com o imunizante da Janssen na África do Sul, de acordo com informações atualizadas nesta quarta-feira (1º) pela vigilância municipal de São Paulo.
Ainda não é possível mensurar o perigo da nova variante, mas cientistas estão trabalhando para identificar possível eficácia das vacinas disponíveis e nível de transmissão da Ômicron. A cepa já foi identificada em outros países europeus e também no Brasil.
Sintomas da variante Ômicron
A seguir, confira a lista dos sintomas já associados com a variante Ômicron:
- Tosse seca, dependendo do caso;
- Febre; Suores noturnos;
- Dores musculares; Cansaço;
- Garganta "arranhando";
- Pulsação alta, dependendo do caso.
Gente! Tome cuidado. Se cuide se vacine. Não deixe de se vacinar, vacinas salva vidas. Se proteja, se cuide, use máscaras e evite aglomerações. Só vamos vencer essa batalha quando todos se consietizar e juntos trabalhar para vencer essa batalha.
E a qualquer sintomas, por mais leves que seja, procure o atendimento médico. Não deixe para amanhã 😉
Nenhum comentário