Page Nav

HIDE

Pages

Ômicron: conheça alguns sintomas da nova variante do coronavírus

  Ômicron: 1º de dezembro, foi confirmado o terceiro caso de paciente contaminado com a nova variante da SARS-CoV-2, Ômicron no Brasil.   Um...

 


Ômicron: 1º de dezembro, foi confirmado o terceiro caso de paciente contaminado com a nova variante da SARS-CoV-2, Ômicron no Brasil. 

 Um homem de 29 anos vindo da Etiópia desembarcou em Guarulhos, sem sintomas, mas fez o teste que deu positivo para covid-19 no último sábado. 

O homem havia sido vacinado com as duas doses do imunizante da Pfizer. A amostra deste terceiro caso foi sequenciada geneticamente pelo Instituto Adolfo Lutz. Além dele, outros dois pacientes, um homem de 41 anos e uma mulher de 37, provenientes da África do Sul, tiveram a confirmação da presença da variante Ômicron. 

A verificação foi feita pelo Adolfo Lutz na tarde de ontem, após sequenciamento genético feito pelo laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein. O casal havia sido vacinado com o imunizante da Janssen na África do Sul, de acordo com informações atualizadas nesta quarta-feira (1º) pela vigilância municipal de São Paulo.

A cepa Ômicron foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como preocupante e vem preocupando agências sanitárias de todo o mundo por conta do alto grau de mutações apresentadas — 50 ao todo. 

 Ainda não é possível mensurar o perigo da nova variante, mas cientistas estão trabalhando para identificar possível eficácia das vacinas disponíveis e nível de transmissão da Ômicron. A cepa já foi identificada em outros países europeus e também no Brasil. 

Sintomas da variante Ômicron A seguir, confira a lista dos sintomas já associados com a variante Ômicron: 

  • Tosse seca, dependendo do caso; 
  • Febre; Suores noturnos; 
  • Dores musculares; Cansaço; 
  • Garganta "arranhando"; 
  • Pulsação alta, dependendo do caso. 

Vale explicar que apresentar alguns destes sintomas não confirma um quadro de infecção pela nova variante. Isso só poderá ser comprovado por uma análise de sequenciamento genômico e esses sintomas podem ser, facilmente, confundidos com o de uma gripe.

Gente! Tome cuidado. Se cuide se vacine. Não deixe de se vacinar, vacinas salva vidas. Se proteja, se cuide, use máscaras e evite aglomerações. Só vamos vencer essa batalha quando todos se consietizar e juntos trabalhar para vencer essa batalha.

 E a qualquer sintomas, por mais leves que seja, procure o atendimento médico. Não deixe para amanhã 😉

Nenhum comentário