Febre amarela: sintomas, transmissão e prevenção Como todos sabem a Febre Amarela é uma realidade e está ai entre nos. E voc...
Febre amarela: sintomas, transmissão e prevenção
Como todos sabem a Febre Amarela é uma realidade e está ai entre nos. E você já tomou a vacina contra a Febre Amarela, sabe como é a transmissão do vírus e sintomas, prevenção e tratamento? Se liga neste post e confira todas as dicas e previna-se!Transmissão
Vírus da Febre Amarela febre amarela, vacinacao, Febre Amarela, Febre amarela, tratamento,sintomas, cura, perguntas e respostas O vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A doença não é passada de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.
clique para ampliar |
É importante informar que o ciclo da doença atualmente é silvestre, com transmissão por meio de vetor (mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes no ambiente silvestre). O último caso de febre amarela urbana foi registrado no Brasil em 1942, e todos os casos confirmados desde então decorrem do ciclo silvestre de transmissão. A pessoa apresenta os sintomas iniciais 3 a 6 dias após ter sido infectada.
Sintomas
Os sintomas iniciais da febre amarela sintomas febre dores nauseas fadiga hemorragia febre amarela,
vacinação, Febre Amarela, Febre amarela, tratamento, sintomas, cura, perguntas e respostas Os
clique para ampliar |
Depois de identificar alguns desses sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas, e se você observou mortandade de macacos próximo aos lugares que você visitou. Informe, ainda, se você tomou a vacina contra a febre amarela, e a data.
Diagnóstico
Somente um médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença.
Tratamento
O tratamento é apenas sintomático, com cuidadosa assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para reduzir as complicações e o risco de óbito. Medicamentos salicilatos devem ser evitados (AAS e Aspirina), já que o uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. O médico deve estar alerta para quaisquer indicações de um agravamento do quadro clínico.
Prevenção
O Sistema Único de Saúde oferta vacina contrafebre amarela para a população. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Toda pessoa que reside em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas deve se imunizar.
A vacinação para febre amarela é ofertada na rotina dos municípios com recomendação de vacinação nos seguintes estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além das áreas com recomendação, neste momento, também está sendo vacinada a população do Espírito Santo.
OBS: O Macaco não transmite o vírus. Ele é vítima como nos. Não maltrate ou mate os animais, certo? 🙈🙉🙊
via Ministério da Saúde