Page Nav

HIDE

Pages

Bacon, linguiça e salsicha pode causar câncer, segundo OMS

Bacon, linguiça e salsicha pode causar câncer, segundo OMS Carnes processadas, como bacon, salsichas e presunto, pode causar câncer, de...

bacon cancer

Bacon, linguiça e salsicha pode causar câncer, segundo OMS

Carnes processadas, como bacon, salsichas e presunto, pode causar câncer, de acordo com novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Segundo o relatório, 50 gramas de carne processada por dia, o equivalente a menos de duas fatias de bacon ao dia, pode aumentar em 18% a chance de um indivíduo desenvolver câncer colorretal.

A carne vermelha, por sua vez, é “provavelmente cancerígena”, mas as evidências ainda são limitadas. A OMS, porém, disse que a carne também traz benefícios à saúde. Sabe-se que ela tem valor nutricional e também é uma importante fonte de ferro, zinco e vitamina B12.
"Ao mesmo tempo, a carne vermelha tem valor nutricional", afirmou o médico, sugerindo que as novas recomendações não sejam encaradas de maneira alarmistas. "Esses resultados, então, são importantes para permitir governos e agências regulatórias internacionais para conduzirem avaliações de risco, de modo a equilibrar riscos e benefícios de comer carne vermelha ou processada e para fornecer as melhores recomendações diárias possíveis."

"A maior parte das carnes processadas contém carne de porco ou boi, mas também pode conter outras carnes vermelhas, frango, carne de segunda (fígado, por exemplo), ou subprodutos da carne, como o sangue", afirma o artigo. 
A carne processada é aquela que foi modificada para ter maior duração ou sabor alterado, como a adição de sal ou conservantes. São estas adições que podem elevar o risco de câncer. A organização fez o relatório com base em dados divulgados pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer. 

bacon cancerA carne processada está, agora, na mesma categoria de outras substâncias que podem causar câncer, como o plutônio, o tabaco e o álcool.

Para um indivíduo, o risco de desenvolver câncer colorretal devido ao consumo de carne processada permanece pequeno, mas ele aumenta a partir da quantidade de carne consumida — alerta Kurt Straif, da OMS.
Professor da Universidade de Oxford e membro da organização de pesquisas sobre câncer do Reino Unido, comentou o estudo à BBC. 

Esta decisão não significa que você precisa parar de comer carne vermelha ou processada, e sim que você deve pensar em reduzir este consumo, caso ele seja elevado. 

Comer bacon de vez em quando não vai fazer mal. Ter uma dieta saudável é sempre uma questão de moderação. E lógico! Pratique alguma atividade física. 

Nenhum comentário